Agenda da Semana: Lula na Bahia, Lira define comissões e prévia da inflação

Foto: Sérgio Lima/Poder360 06.jan.2023

Fonte: www.poder360.com.br/

LULA NA BAHIA

A semana será mais curta por causa do Carnaval. A expectativa, em Brasília, é por calmaria. Mas ninguém ousa fazer essa previsão em voz alta. O começo do ano foi exageradamente intenso na capital. E deixou marcas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai passar o Carnaval na base de Aratu, em Salvador (BA). Fica lá até 4ª feira (22.fev.2023). A 1ª dama, Janja Lula da Silva, e o ministro Rui Costa (Casa Civil), o acompanham. O senador Jacques Wagner (PT-BA) e o governador baiano, Jerônimo Rodrigues (PT), também devem passar por lá.

LIRA DEFINE COMISSÕES

Na Câmara, a semana será de negociações nos bastidores. O foco é na escolha das comissões temáticas da Casa. Poucos deputados estarão em Brasília. O presidente da Casa Baixa, Arthur Lira (PP-AL), estará em Alagoas. As comissões são valiosas pela necessidade de projetos setoriais passarem pelo grupo daquele tema. Isso traz poder de negociação aos presidentes da comissões, que podem pautar, ou não, determinado projeto.

HADDAD NA ÍNDIA

O ministro Fernando Haddad (Fazenda) viaja na 4ª feira (22.fev) para Bangalore, na Índia. Participa da reunião de ministros de Finanças do G20. Fica até 2ª (27.fev).

O Brasil assumirá a presidência rotativa do grupo em 1º de dezembro.

ARRECADAÇÃO DE JANEIRO

A Receita Federal divulgará a arrecadação de janeiro nesta semana. Será a 1ª do governo Lula. O mercado espera R$ 250 bilhões. Em janeiro de 2022, foi de R$ 235 bilhões. Se a expectativa se confirmar, será boa notícia para o governo. Mostrará vigor na arrecadação o que, em última instância, significa mais espaço para gastar. A data de divulgação ainda não foi definida.

PRÉVIA DA INFLAÇÃO DE FEVEREIRO

Na 6ª feira (24.fev), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgará o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), considerado a prévia da inflação. A expectativa é de alta de 0,73%. Também será boa notícia para Lula, sinalizando queda no ritmo de inflação. Em fevereiro de 2022, foi de 0,99%.

GUERRA NA UCRÂNIA COMPLETA 1 ANO

Também na 6ª feira (24.fev), completa 1 ano do início da Guerra na Ucrânia. O país foi invadido pela Rússia e as tentativas de negociação de paz não deram certo até o momento.

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários