A Terceira Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Pojuca veio como um prato recheado de sabores

 Contradições, descasos e revelações.

DURAÇÃO DA SESSÃO 3H47MIN 

Os temas tratados nesta sessão vieram acompanhados de uma sabor agridoce e com certa acidez em alguns momentos. A terceira sessão do primeiro período legislativo da Câmara de Vereadores de Pojuca de 2023 foi marcada por “um cardápio” recheado de fatos, contradições, descasos e revelações.

A Sessão Ordinária contou com as presenças em plenário de 11 dos 13 vereadores, sendo registrada apenas as ausências dos vereadores Leandro Jorge Monteiro Nunes (PODE) e João Paulo Nery da Silva (PSDB). 

Cumprido o ritual estabelecido em Regimento, o Presidente da Câmara de Vereadores, Reginaldo dos Santos Cardoso (DEM), determinou o início da terceira sessão ordinária, do dia 16 de março – que iniciou pontualmente às 18h26min.

No entanto, algumas questões levadas a plenário – surgem a partir das queixas dos cidadãos Pojucanos, que atribuem a descaso da Gestão Duda Leite, a demora na execução de algumas obras, que inclusive, apresenta má qualidade em algumas destas entregas. 

O fato é que tudo isso tem acarretado diversos problemas, causando muito estresse ao dia a dia dos Pojucanos, afetando diretamente as suas vidas

REFORMA DA FEIRA versus INAUGURAÇÃO FAKE

E por falar em tempo, os feirantes, comerciantes e usuários do Centro de Abastecimento de Pojuca dizem que já não tem mais paciência e nem esperanças em ver a obra tão cedo concluída.

Embora, já inaugurada, o equipamento apresenta graves problemas, e, além da inconclusão – o fato de a obra está parada, sem equipes trabalhando – aumenta a revolta da população.

1 ano e 7 meses
INAUGURAÇÃO FEITA SEM AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS “.

Edmar cordara

APARELHO DE MAMOGRAFIA 

INDICAÇÃO: SOLICITAÇÃO DE MAMÓGRAFO PARA O HOSPITAL CARLISTO SILVA – VEREADOR ALEXSANDRO DA SILVA PAIM.

Mais uma vez o tempo ganhou tons de cinza

“Não é o município que precisa estar pedindo emenda a deputado nenhum. E, se o prefeito Duda Leite, quer imitar o prefeito de Mata de São João – pegue o hospital de primeiro mundo, que ele disse que ia implantar em Pojuca, e coloque o mamógrafo para atender a população.”  O Vereador José Carlos Nery Nascimento, ainda completou: a cobrança de impostos, IPTU está lá em cima… já passou do tempo de o município fazer essa aquisição.   

PRINT – Assista a este vídeo no final da página.

“O município com orçamento aproximado de 218 milhões de reais não devia se quer considerar recorrer a solicitação de Emenda Parlamentar, para a aquisição do mamógrafo”._ José Carlos Nery Nascimento.

JOCELITO GRILO DE SANTANA (PSD).

“Pojuca tem dinheiro de sobra. Quero parabenizar pela indicação e quero dizer que não é a primeira vez que fizemos a indicação desse mamógrafo. Mas tenho certeza de que desta vez, vossa excelência, com todo o prestígio que tem com a gestão, desta vez o povo de Pojucaas mulheres serão agraciadas. O senhor indicando ou subscrevendo – sai!” _ JOCELITO GRILO DE SANTANA (PSD). 

EDUCAÇÃO  

Ao que parece a gestão Duda Leite ainda não acertou o passo na Pasta da Educação Municipal. Embora, tenha trocado recentemente os gestores (Secretária e Superintendente) as consequências e os frutos de uma provável ineficiência na gestão da Pasta – ainda estão recaindo na vida dos alunos e de toda a comunidade escolar. 

Seguindo as indicações do dia, a vereadora Gerusa Dias Láudano recorreu à Câmara na tentativa de que os alunos em condições de baixa renda – possam garantir fardamento e mochila.  A indicação foi feita no início do ano, em 3 de janeiro, conforme diz a vereadora.

 “Se realmente a administração pública tivesse responsabilidade e respeito aos alunos, esse fardamento teria sido entregue no retorno às aulas, no início do ano letivo. Estamos caminhando para o mês de abril, e, acho que depois que foi divulgado o fardamento da prefeitura de Mata de São João – provavelmente, o tempo hábil de fazer uma licitação, agora ia demoraro que levou o prefeito Duda Leite a decidir por alternativa de pegar um pregão carona de uma cidade no estado de Pernambuco, para a aquisição desse fardamento, que chega atrasado.”  _Edmar Cordara. 

nenem_vereador

“O prefeito em 2018 deu fardamento e depois esqueceu. Daí, por muita polêmica, que foi gerada nas redes sociais, pais e mães de alunos, parece que ele se manifestou aí para dar.” _ José Carlos Nery. 

“O ano passado, a comunidade da zona rural, como é alijada do processo da administração, todos os alunos da zona rural – principalmente de Riachão, estavam indo de chinelo. Esse ano já era pra ele ter feito (Duda Leite); não é possível a cidade de Pojuca, com a arrecadação que tem, ficar esperando, copiando do prefeito de Mata de São João, para os alunos serem beneficiados.” _ Jocelito Grilo de Santana. 

Jocelito Grilo de Santana. “Não é nem tanta coisa o valor que se gasta com fardamento escolar”.

Outra indicação: a reforma da Escola Dalva Ferreira Pinto, com quadra poliesportiva coberta – por Jocelito Grilo.

“Fiquei estarrecido com a situação da escola, não tem mesa! Peço que a nova secretária vá verificar in loco; porque a anterior – tive a infelicidade de mostrar pra ela que a escola estava abandonada, e ela na tampa – nós não vamos fazer nada esse ano. 

“É importante a gente estar atentos para que não caia o teto, como o do Magalhães Neto. Espero que não venha a ser uma reforma que dissolva. O teto caiu lá, logo no início, depois de inaugurada”. 

José Carlos Nery Nascimento, “O teto caiu”.

SAÚDE 

A vereadora Gerusa Laudano fez algumas pontuações durante a sua fala na indicação da construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), a vereadora pontuou que o município não consegue atender a demanda da Saúde, especialmente, da zona rural. 

 “Hoje, a única UBS que existe é a da unidade do Miranga, e não consegue contemplar os moradores da zona rural. Muitos são deslocados da unidade básica do Retiro, e da Palmeira”.  Acompanhe:

SAÚDE: construção de Unidade Básica de Saúde (UBS).

Somado a incapacidade no atendimento da UBS, a vereadora cita as dificuldades enfrentadas pelos moradores da zona rural, com a ineficiência dos transportes públicos, principalmente em períodos de férias escolares.

Seguindo a fala da vereadora Gerusa; o colega de Casa, Jecelino Grilo salientou já ter feito indicação, no ano passado – para a construção de UBS em região próxima a citada, e que atenderia melhor a toda as demais.

ORDINÁRIA CORTES DA SESSÃO

MAMÓGRAFO JÁ PASSOU DO TEMPO

OBRAS ERROS GRAVES

OBRAS PROJETOS

OBRAS PORTAS FECHADAS PARA O DIÁLOGO

OBRAS MUDANÇA DE ÂNGULOS

OBRAS DENÚNCIA FALTA DE FISCALIZAÇÃO

OBRAS DENÚNCIA PROJETOS COPIOU = COLOU (CTRL C + CTRL V)

CEMITÉRIO ÀS ESCURAS

CIDADE DOS APAGÕES

 INDICAÇÕES APROVADAS

VEREADOR AUTOR: ALEXSANDRO DA SILVA PAIM (PSDB)  

  • INDICAÇÃO: AQUSIÇÃO DE UMA MAMÓGRAFO PARA O HOSPITAL CARLITO SILVA 
  • INDICAÇÃO:  PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA COM IMPLANTAÇÃO DE REDE ADEQUADA DE SANEAMENTO BÁSICO – NO BAIRRO LOS ANGELES – NA RUA NOVA SORTE – RUA ALTO DA BELA VISTA MAIS CONHECIDA POR “NOVA INVASSÃO”. 
  • INDICAÇÃO: ISENÇÃO DE PAGAMENTO DE IPTU PARA IDOSOS E PESSOAS DE BAIXA RENDA 

VEREADOR AUTOR: FÁBIO SOARES DAS VIRGENS (PSD) 

  • INDICAÇÃO: CONSTRUÇÃO DE PRAÇA COM KIOSQUE NO SAPÉ DE BAIXO 
  • INDICAÇÃO: CRIAÇÃO DE UM CENTRO DE APOIO E DESENVOLVIMENTO PARA AUTISTAS, COM OFERTA DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADOS COM: FISIOTERAPIA, FONOAUDIÓLOGO, PSICOPEDAGOGOS E OUTROS PROFISSIONAIS ADEQUADOSPARA TRATAMENTO DESSE ESPECTRO
  • INDICAÇÃO: PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DA VILA BETEL NO BAIRRO DO CORUJÃO. 

VEREADORA: GERUSA DIAS LAUDANO (PSD) 

  • INDICAÇÃO: ASSEGURAR AOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL FARDAMENTO E MOCHILA. 
  • INDICAÇÃO: REALIZAR A CONSTRUÇÃO DE 01 UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NA LOCALIDADE DA PIAÇAVA NA ZONA RURAL.

VEREADOR: JORGE THIERES SIQUEIRA GONÇALVES (DEM) ) 

  • INDICAÇÃO: IMPLANTAR O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, BASEADO NO MODELO DO COLÉGIO MILITAR.
  • INDICAÇÃO: INSTALAÇÃO DE ACADEMIAS AO AR LIVRE NAS PRAÇAS ABDON IBRAHIM E GULHERME NONATO, NOS BAIRROS LOS ANGELES E ALFREDO LEITE, RESPECTIVAMENTE.

VEREADOR: MOISÉS DE MONTEIRO CUSTÓDIO (DEM) 

  • INDICAÇÃO: CRIAÇÃO DA PISTA DE BICCROSS
  • INDICAÇÃO: MELHORAR AS ESTRADAS DA COMUNIDADE DE ARAUARI NA ZONA RURAL DO NOSSO MUNICÍPIO.

VEREADOR: EDMAR CORDARA FARIAS (PSDB) 

  • INDICAÇÃO: INSTITUIR O PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO(REFIS) DE POJUCA, BASEADO NA LEI FEDERAL Nº 9.964 DE 10 DE ABRIL DE 2000.
  • INDICAÇÃO: CONSTRUÇÃO DE UMA PASSARELA PARA PEDESTRES, NA LATERAL ESQUERDA DO VIADUTO SOBRE A LINHA FÉRREA NA BR 420, SENTIDO HOSPITAL CARLITO SILVA PARA O BAIRRO LOS ANGELES.
  • INDICAÇÃO: A DIMINUIÇÃO DA ROTATÓRIA LOCALIZADA NA AVENIDA ANTÔNIO BATISTA, MAIS PRECISAMENTE EM FRENTE À PADARIA VENEZA.  

VEREADOR: JOCELITO GRILO DE SANTANA (PSD) 

  • INDICAÇÃO: REFORMA DOS PONTOS DE ÔNIBUS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO 
  • INDICAÇÃO: REFORMA DA ESCOLA MUNICIPAL DALVA FERREIRA PINTO, COM AMPIAÇÃO DA COZINHA E CONSTRUÇÃO DE QUADRA POLIESPORTIVA COBERTA.
  • INDICAÇÃO: AQUISIÇÃO DE MESAS PARA PROFESSORES, QUADRO NEGRO, ARMÁRIOS, IMPRESSORAS E 8 COMPUTADORES PARA O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NLZA RÊGO.

VEREADOR: LENIVALDO PALMEIRA ALVES (PT) 

  • INDICAÇÃO: URBANISMO E PADRONIZAÇÃO DE TODAS AS BARRACAS DO BAIRRO DO RETIRO.
  • INDICAÇÃO: REVISÃO DE TODA A ILUMINAÇÃO DO CEMITÉRIO ESTAÇÃO DA SAUDADE.

EDITANDO…

071NOTÍCIAS_ COLOCA-SE À DISPOSIÇÃO PARA CORREÇÕES E RESPOSTAS.

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários