O governador do estado Jerônimo Rodrigues é filiado ao mesmo partido que Lula, o PT. Já o deputado Raimundinho da Jr – vice-líder na ALBA – é do PL, correligionário do ex-presidente Jair Bolsonaro
Fonte: www.correiobraziliense.com.br
Enquanto congressistas do PL falam em construir uma oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), correligionários do petista e do ex-mandatário Jair Bolsonaro (PL) se unem para garantir a governabilidade em estados. Na Bahia, por exemplo, o deputado Raimundinho Jr. (PL) foi eleito, na última semana, um dos vice-líderes do governo de Jerônimo Rodrigues (PT) na Assembleia Legislativa.
Com isso, o deputado vai se juntar a nomes como Bobô (PCdoB), Cafú Barreto (PSD), Cláudia Oliveira (PSD), Eures Ribeiro (PSD), Matheus Ferreira (MDB), Nelson Leal (PP), Paulo Rangel (PT) e Roberto Carlos (PV) na vice-liderança da maioria.
No estado, o partido que representa Bolsonaro se apresenta como independente. Na ALBA, o PL tem quatro representantes. Desses, além do deputado Raimundinho, o parlamentar Leandro de Jesus também se aproxima do governador petista.
Alianças
A Bahia não é exceção à forma como o PT e o PL se relaciona no Legislativo para garantir a governabilidade. As duas agremiações se unem nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Alagoas, Amazonas e Mato Grosso.