Desde FHC, presidentes da República não tiveram agendas internacionais na África e na Oceania nos primeiros meses de gestão
Fonte: https://www.metropoles.com/
Desde Fernando Henrique Cardoso (FHC), os ex-presidentes brasileiros priorizaram visitas internacionais a países de dois continentes: América e Europa. Em todos os mandatos, até o atual, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não houve viagens ao continente africano.
Levantamento feito pelo Metrópoles contabilizou as visitas feitas por chefes do Executivo brasileiro a países amigos desde o primeiro mandato de FHC, em 1995. A análise considerou viagens feitas pelos ex-presidentes nos primeiros 100 dias de mandato de cada um.
Ao todo, juntos, visitaram 19 países: Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, China, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, França, Grécia, Guiana, Índia, Israel, Japão, Panamá, Paraguai, Portugal, Suíça e Uruguai.
Veja a distribuição, por presidente:
Como observado no gráfico, apesar de três presidentes terem sido reeleitos para novos mandatos, como FHC, Lula e Dilma, nenhum deles, em seus primeiros meses de governo, deram prioridade aos países africanos. Países como Estados Unidos, Alemanha, China e Equador, foram os destinos em que os presidentes mais pousaram.
No ranking, o ex-presidente Michel Temer foi quem mais fez viagens em 100 dias, seguido por Lula em seu segundo mandato.
Política externa
Segundo o professor de Relações Internacionais do Ibmec Brasília, Ricardo Caichiolo, o fato dos presidentes terem priorizado os continentes europeu e americano nos 100 primeiros dias de cada mandato, está ligado diretamente ao fator política externa, uma vez que há um anseio em estreitar laços comerciais com parceiros de longa data.
Seja o primeiro a comentar