Presidentes priorizam viagens a América e Europa nos primeiros 100 dias

Arthur Menescal/Especial Metrópoles

Desde FHC, presidentes da República não tiveram agendas internacionais na África e na Oceania nos primeiros meses de gestão

Fonte: https://www.metropoles.com/

Desde Fernando Henrique Cardoso (FHC), os ex-presidentes brasileiros priorizaram visitas internacionais a países de dois continentes: América e Europa. Em todos os mandatos, até o atual, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não houve viagens ao continente africano.

Levantamento feito pelo Metrópoles contabilizou as visitas feitas por chefes do Executivo brasileiro a países amigos desde o primeiro mandato de FHC, em 1995. A análise considerou viagens feitas pelos ex-presidentes nos primeiros 100 dias de mandato de cada um.

Ao todo, juntos, visitaram 19 países: Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, China, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, França, Grécia, Guiana, Índia, Israel, Japão, Panamá, Paraguai, Portugal, Suíça e Uruguai.

Veja a distribuição, por presidente:

A Flourish data visualization

Como observado no gráfico, apesar de três presidentes terem sido reeleitos para novos mandatos, como FHC, Lula e Dilma, nenhum deles, em seus primeiros meses de governo, deram prioridade aos países africanos. Países como Estados Unidos, Alemanha, China e Equador, foram os destinos em que os presidentes mais pousaram.

No ranking, o ex-presidente Michel Temer foi quem mais fez viagens em 100 dias, seguido por Lula em seu segundo mandato.

Política externa

Segundo o professor de Relações Internacionais do Ibmec Brasília, Ricardo Caichiolo, o fato dos presidentes terem priorizado os continentes europeu e americano nos 100 primeiros dias de cada mandato, está ligado diretamente ao fator política externa, uma vez que há um anseio em estreitar laços comerciais com parceiros de longa data.

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários