Câmara deve indicar Jhonatan de Jesus ao TCU em 2 de fevereiro

Deputado de Roraima, apoiado por Arthur Lira, é o favorito; será no dia seguinte à eleição para a Presidência da Casa

O deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) conta com o apoio de Arthur Lira e é o favorito para ser indicado pela Câmara ao TCU

Fonte: www.poder360.com.br

A Câmara dos Deputados deve escolher o nome que indicará ao TCU (Tribunal de Contas da União) antes mesmo do início formal do ano no Legislativo, em 2 de fevereiro.

O deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), apoiado pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), é o favorito para vencer a disputa. Aliados do deputado que concorre ao TCU citam que ele deve ter de 280 a 310 votos em plenário. Quem tem mais de 257 votos na Câmara não pode mais ser superado por nenhum concorrente. Pela regra, vence a disputa pela indicação quem tiver mais votos.

A ideia seria aproveitar a estrutura armada para a eleição da presidência da Câmara, marcada para o dia anterior, 1º de fevereiro. A votação que deve reeleger Lira será feita em urnas eletrônicas para aprovar não só o nome do presidente, mas como o de 2 vices-presidentes, 4 secretários e seus respectivos suplentes.

O Poder360 apurou que Lira tem sido o grande cabo eleitoral de Jhonatan, já que não há candidato competitivo para a Presidência. Assim, conseguiu dedicar mais tempo à campanha do aliado à Corte de Contas.

O TCU tem nome de tribunal, mas não é ligado ao Judiciário. Trata-se de um órgão de apoio ao LegislatRivo. Dos 9 ministros, 6 são indicados pelo Congresso e 3 pelo presidente da República.

Quem assume o cargo de ministro tem salário de R$ 37.000. Também continua participando da política em Brasília até os 75 anos (limite de idade para se aposentar) sem precisar disputar eleição a cada 4 anos. Jhonatan tem 39 anos.

Ministros do TCU podem ocupar o posto até os 75. Ele ficaria quase 36 anos no cargo. A questão foi levantada como um problema no começo de 2022. Um político de idade mais avançada liberaria uma nova indicação para a Câmara mais cedo.

A DISPUTA PELO TCU As negociações para definir o nome da Câmara para o Tribunal de Contas começaram ainda no começo de 2022. Havia a intenção de realizar a eleição antes do carnaval, mas os planos foram adiados por Lira. Este disse à época que só trataria do tema depois das eleições de outubro. Além de Jhonatan, estavam no páreo em 2022 os deputados Fábio Ramalho (MDB-MG), Hugo Leal (PSD-RJ) e Soraya Santos (PL-RJ). Só os 2 últimos se reelegeram, mas perderam força ao longo do caminho. Eles disputavam com Jhonatan a benção de Lira.

Ambos tinham o apoio de seus respectivos partidos –o Republicanos oficializou a candidatura de Jesus. Soraya conseguiu votos na bancada feminina, que tem 78 deputadas. Aliados de Jhonatan afirmavam ano passado que o presidente da Câmara havia prometido apoiá-lo no páreo. Os de Soraya dizem que o compromisso foi com ela. Em 2023, a balança parece pender para o lado do deputado de Roraima. No momento em que Lira intensificou suas articulações para a eleição da Câmara, levou Jhonatan junto na campanha ao TCU.

Deputado mais votado em Roraima em 2022, Jhonatan de Jesus foi reeleito com 19.800 votos. Em seus perfis no Instagram, Jhonatan e Lira divulgaram registros das reuniões promovidas na residência oficial durante essa semana. Cardápios fartos e um banner com a foto e o nome de Arthur Lira com a frase “compromisso com o Brasil” compõem o cenário dos encontros.

VAGAS & INDICAÇÕES Leia a seguir os nomes dos atuais ministros do TCU, qual instituição o indicou (e terá direito a indicar o substituto no futuro) e quando o ocupante da vaga atingirá a idade limite de 75 anos.

  • Câmara: Ana Arraes – 2022; Aroldo Cedraz – 2026; Augusto Nardes – 2027;
  • Senado: Antonio Anastasia – 2036; Vital do Rêgo – 2038; Bruno Dantas – 2053;
  • Presidência da República: Benjamin Zymler – 2031; Walton Alencar Rodrigues – 2037; Jorge Oliveira – 2049.
0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários