Dilma no Banco dos Brics, MP pede inelegibilidade de Bolsonaro e mais de 13 de abril

Lula participou da posse de Dilma no banco dos Brics Ricardo Stuckert

Ex-presidente Dilma Rousseff tomou posse formalmente no comando do chamado Banco dos Brics nesta quinta-feira (13), em Xangai; seu mandato vai até julho de 2025

Fonte: www.cnnbrasil.com.br/

A cerimônia formal de posse da ex-presidente Dilma Rousseff no comando do banco dos Brics e a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em viagem oficial à China estão entre os destaques desta quinta-feira (13).

Dilma toma posse formalmente como presidente do Banco dos Brics em Xangai

A ex-presidente Dilma Rousseff tomou posse formalmente no comando do chamado Banco dos Brics nesta quinta-feira (13), em Xangai, cidade sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, da sigla em inglês). Seu mandato vai até julho de 2025. 

Em seu discurso, Dilma disse que reconhece “o desafio de prover e garantir financiamento na escala adequada para atender as necessidades econômicas, sociais e ambientes dos nossos países”.

Ela ressaltou que o NDB fica comprometido com as prioridades que o governos apresentam para o banco.

“Assumir a presidência do NBD é, sem dúvida, uma grande oportunidade de fazer mais para os países do Brics, mas não somente para os seus membros, mas também para os países emergentes e em desenvolvimento”, declarou.

MP Eleitoral se manifesta a favor de inelegibilidade de Bolsonaro

O Ministério Púbico Eleitoral se manifestou a favor da inelegibilidade do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) por entender haver indícios de abuso de poder político nos ataques proferidos por ele contra o sistema eleitoral brasileiro durante uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada em julho do ano passado.

O abuso de poder político é uma conduta ilegal praticada na campanha eleitoral e ocorre nas situações em que o acusado se vale de sua posição para agir de modo a influenciar o eleitor. A punição para este tipo de ilícito é a inelegibilidade por oito anos, período no qual o político não pode disputar eleições.

A manifestação, assinada pelo vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, foi entregue na noite desta quarta-feira (12) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ação na qual o documento foi enviado está em sigilo por determinação do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, responsável pelo caso.

Veja a agenda de Lula na China a partir desta quarta-feira (12)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma série de compromissos a partir desta quarta-feira (12) em sua viagem à China.

A partir das 3h20, o presidente brasileiro visita o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Huawei, empresa fabricante de equipamentos de telecomunicações, como celulares. Serão apresentadas tecnologias como o 5G e o futuro 6G. Em seguida, às 5h, ele terá uma audiência com o CEO da BYD, Wang Chuanfu. A companhia produz carros elétricos, ônibus, baterias, módulos de energia solar entre outros produtos.

Logo depois, às 6h30, o petista participará de uma reunião com o Presidente do Conselho da China Communications Construction Company (CCCC) [Companhia de Comunicação e Construção da China], Wang Tongzhou.

Às 7h30, Lula irá se reunir com o Secretário-Geral do Partido Comunista Chinês (PCCh) em Xangai, Chen Jining. Às 8h será oferecido um jantar.

Governo vê erro e tenta mobilizar influenciadores para reverter desgaste com taxação de e-commerce

O governo federal avaliou como um erro a estratégia de comunicação por trás do anúncio de fim da isenção de imposto sobre encomendas internacionais entre pessoas físicas de até US$ 50. Para reverter a reação negativa à iniciativa, o Palácio do Planalto apostou em publicações nas redes sociais em uma tentativa de mobilizar influenciadores.

A avaliação interna é a de que o anúncio foi mal explicado pelo próprio governo e acabou levando a uma interpretação errada por parte dos consumidores – grande parte formada por adolescentes e jovens.

As notícias sobre o assunto foram baseadas em informações divulgadas pela Receita Federal. O tema gerou um desgaste muito grande para o governo Lula nas redes sociais.

A iniciativa de reagir e tentar reverter a repercussão negativa, no entanto, não partiu do governo. No início da manhã, ainda de dentro do avião a caminho da China, a primeira-dama Rosângela Lula Silva, a Janja, usou suas redes sociais para rebater publicações que tratavam sobre o assunto.

Missão europeia para as luas de Júpiter será lançada nesta quinta (13)

A Agência Espacial Europeia (ESA na sigla em inglês) lança nesta quinta-feira (13) a missão Juice, que tem como destino o planeta gasoso de Júpiter.

O lançamento da espaçonave Jupiter Icy Moons Explorer está marcado para acontecer às 9h15 no horário de Brasília, da base de lançamento espacial da Guiana Francesa.

O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube da European Space Agency.

Segundo a Agência Espacial Europeia, a Jupiter Icy Moons Explorer fará “observações detalhadas de Júpiter e suas três grandes luas oceânicas – Ganimedes, Calisto e Europa”.

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários