Itamaraty confirma ida de Lula à China no fim de março

Será a 1ª viagem de Lula à China desde que tomou posse para o 3º mandato. Expectativa é de que ele se encontre com Xi Jinping em 28/3

Fonte: www.metropoles.com

Ministério das Relações Exteriores informou, nesta segunda-feira (6/3), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ir à China no fim de março. Segundo o Itamaraty, as datas serão informadas “oportunamente”.

Será a primeira viagem oficial de Lula à China desde que tomou posse para o terceiro mandato à frente da Presidência da República. A expectativa é de que Lula se encontre com o presidente chinês, Xi Jinping, em 28 de março.

Segundo o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) deve integrar a comitiva presidencial. A petista é cotada para comandar o banco dos Brics, que tem sede em Xangai.

Viagens internacionais de Lula

A China será o quarto país que Lula visita desde que tomou posse, em janeiro deste ano. Naquele mês, o presidente fez sua primeira viagem para a Argentina e para o Uruguai.

No país dirigido por Alberto Fernandez, Lula participou da 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Buenos Aires. Criada em fevereiro de 2010, na Cúpula da Unidade da América Latina e do Caribe, a comunidade é um bloco regional intergovernamental composto por 33 nações.

Durante a cúpula, Lula também teve um encontro bilateral com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.

No Uruguai, o mandatário brasileiro foi recebido pelo presidente Lacalle Pou, pela prefeita de Montevidéu, Carolina Cosse. e pelo ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, amigo pessoal do petista. Além das reuniões, Lula foi agraciado com a medalha Más Verde, pelos feitos em prol do meio ambiente.

Em fevereiro, Lula visitou os Estados Unidos, onde se reuniu com o presidente Joe Biden.

No encontro na Casa Branca, sede do governo dos EUA, os dois falaram sobre a necessidade de fortalecimento da democracia nos países e trataram de parcerias no meio ambiente para enfrentamento à crise climática.

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários