Câmara: Lira reúne líderes e quer definição sobre comissões até quarta

Lira negocia com bancadas a organização das comissões da Câmara; há disputa entre PT e PL pelos principais colegiados

Fonte: www.metropoles.com

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se reúne, na noite desta segunda-feira (6/3), com líderes das bancadas para alinhar o comando das comissões temáticas da Casa. A expectativa é de que a definição sobre os rateios dos colegiados ocorra até quarta-feira (8/3).

Mais cedo, Lira afirmou que o objetivo do encontro é “começar a tratar e resolver a questão das comissões. “Vamos chegar ao máximo de acordos possíveis. Para que até amanhã a gente possa fazer uma segunda reunião para cada um ter suas posições designadas e dar fluidez ao trabalho (…) Espero ter até terça ou quarta [os nomes fechados]”, disse, em participação no Conselho Político e Social da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Atualmente, a Câmara possui 30 comissões temáticas permanentes, sendo que cinco foram criadas por Lira para abrigar partidos menores que apoiaram sua reeleição à presidência. Alguns colegiados, porém, seguem disputados por mais de uma bancada, em especial as mais numerosas.

A bola da vez entre governistas e opositores é a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), responsável por propor ações de investigação contra ministérios e por convocar ministros para prestarem esclarecimentos.

O colegiado é alvo do PL, oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que o vê como uma boa alternativa para desgastar o governo. Por este motivo, o PT, partido do presidente, quer minar a investida bolsonarista e também deseja a cadeira.

O governo já terá o comando da comissão mais importante da Câmara, a de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A bancada petista também ficará com a de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vencendo a disputa com PL e PP.

O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, terá o controle das pautas da Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Já o PP ficará com Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários