Lula embarca nesta quinta para viagem aos Estados Unidos e encontro com Biden

Lula embarca nesta quinta para viagem aos Estados Unidos e encontro com Biden — Foto: Reuters

Reunião será na Casa Branca, em Washington, e terá como pauta três temas centrais: meio ambiente, direitos humanos e democracia. Itamaraty diz que encontro representa ‘reset’ na relação entre os países.

Fonte: g1.globo.com

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta quinta-feira (9) para os Estados Unidos, onde vai se encontrar com o presidente norte-americano, Joe Biden.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a reunião será na sexta (10) na Casa Branca, em Washington, a sede do governo dos Estados Unidos. A previsão é que o encontro ocorra durante a tarde.

“Bom dia. Hoje embarco aos EUA, onde me reunirei com o presidente Joe Biden na Casa Branca. Queremos construir relações de parceria e crescimento entre nossos países, pelo desenvolvimento da nossa região, debater ações pela paz no mundo e contra as fake news”, escreveu Lula em uma rede social.

A viagem carrega simbolismos e é vista com expectativa pelo entorno do dois presidentes. Isso porque:

Entre a vitória de Lula, no fim de outubro do ano passado, e a visita à Casa Branca, os dois presidentes já se falaram por telefone em duas ocasiões:

  1. quando Lula foi declarado vencedor das eleições presidenciais;
  2. e em 9 de janeiro, um dia após os ataques golpistas aos prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto.

Os EUA são o terceiro país visitado por Lula desde que tomou posse, em 1º de janeiro — ele já foi a Buenos Aires, na Argentina, e a Montevidéu, no Uruguai.

Lula também tem a previsão de viajar nos próximos meses para China e Portugal. As datas ainda não foram confirmadas.

Joe Biden telefona para Lula e reforça apoio à democracia brasileira

https://globoplay.globo.com/v/11266389/

‘Reset’ nas relações

O Ministério das Relações Exteriores, em um briefing à imprensa na terça (7), disse que o encontro representa um “reset [recomeço]” na relação de Biden com o Brasil que, segundo a pasta, estava em “banho-maria”.

Temas abordados

A pauta dos dois líderes terá três temas centrais:

▶️ Meio Ambiente: de acordo com secretário das Américas do Itamaraty, embaixador Michel Arslanian Neto, o Brasil já sinalizou um “impulso especial” na questão durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27) em novembro . Agora, Lula e Biden devem unir os esforços para engajar outros países.

Michel Arslanian Neto também afirmou que os dois presidentes deverão discutir uma cooperação para o desenvolvimento da transição energética – a passagem da matriz energética focada nos combustíveis fósseis para a eólica e a de hidrogênio.

▶️ Direitos humanos: há interesse dos dois países em impulsionar agenda, como o foco no desenvolvimento de uma política para povos indígenas.

O combate à fome e à pobreza também vão integrar a discussão. O embaixador lembrou que o Brasil assumirá no dia 1º de dezembro deste ano a presidência rotativa do G20 e que, dessa forma, deverá colocar o tema “no centro do debate econômico mundial”.

▶️ Democracia: Michel Arslanian Neto afirmou que Brasil e EUA devem enviar uma “mensagem de forte apoio” aos processos políticos democráticos, “com o uso adequado das redes sociais e o combate ao extremismo”.

Quem vai acompanhar Lula?

A primeira-dama, Janja, vai acompanhar o presidente Lula.

Segundo a agenda divulgada, Janja acompanha a agenda oficial de Lula na sexta e, à tarde, participa de encontro reservado com a primeira-dama norte-americana, Jill Biden.

Também integram a comitiva:

  • o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira;
  • o ministro da Fazenda, Fernando Haddad;
  • a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva;
  • a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco;
  • o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa;
  • o líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT-BA);
  • e o assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, embaixador Celso Amorim

Biden parabeniza Lula: ‘Eleição livre, justa e confiável’

https://globoplay.globo.com/v/11075974/

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários