Objetivo é tratar, combater e prevenir ataques e ameaças às escolas baianas
Fonte: www.ibahia.com
O Governo do estado anunciou nesta sexta-feira (14) que irá implementar um Comitê Intersensorial de Segurança nas Escolas e criar um Centro de Controle e Comando para tratar, combater e prevenir ataques e ameaças às escolas baianas. A decisão foi tomada em uma reunião com secretários de estado e dirigentes de órgãos estaduais no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo, em Salvador.
Além disso, foi decidido que o Estado irá distribuir uma cartilha com orientações aos trabalhadores de Educação e da Segurança. “Foi uma reunião de fechamento, por orientação do governador Jerônimo Rodrigues, diretamente da China. Uma reunião de alinhamento das ações efetivas de enfrentamento, e da Inteligência, praticadas pelas forças policiais de forma transversal. Nós estamos com um sistema diário de monitoramento. Daqui a alguns dias, nós entregaremos também um Centro de Controle e de Comando. Não vamos permitir atos delinquentes, nem a prática de delitos nas escolas. Não vamos deixar prosperar um sentimento de pânico, de angústia”, assegurou o governador em exercício, Geraldo Júnior.
Ainda nesta sexta, segundo o Geraldo, o Ministério Público Estadual (MPE) frustrou os planos de um adolescente de 15 anos que planejava realizar um ataque a uma escola de Feira de Santana, cidade da 100km de Salvador.
“Nós estamos em fase de elaboração de um Comitê Intersetorial de Segurança nas Escolas que terá a participação da sociedade civil, de entes e entidades para que a gente possa construir um modelo de segurança nas escolas com a participação efetiva de todos”, informou o governado em exercício.
Os secretários da Segurança Pública, Marcelo Werner, da Educação, Adélia Pinheiro e da Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, participaram da reunião. Assim como o secretário de Comunicação, André Curvello, da Casa Civil, Afonso Florence, das Relações Institucionais, Luiz Caetano e o chefe de gabinete do governador, Adolpho Loyola.
Também estavam presentes o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Paulo Coutinho e a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito. Juntos, os titulares apresentaram as estratégias de trabalho de cada órgão diante dos episódios ocorridos na capital e no interior do estado na última semana.
Seja o primeiro a comentar