Banco Central inicia projeto piloto do Real Digital e irá testar transações de títulos públicos

BC promoveu também uma atualização nas diretrizes de funcionamento da moeda 22/03/2022REUTERS/Adriano Machado/File Photo

BC anunciou ainda a escolha da plataforma onde os testes irão ocorrer; segundo cronograma, moeda deve estar disponível para a população no fim de 2024

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

O Banco Central do Brasil (BCB) anunciou nesta segunda-feira (6) que o projeto piloto do Real Digital, uma versão digital da moeda brasileira, começou a ser desenvolvida oficialmente. A partir de hoje, uma equipe da instituição irá iniciar o desenvolvimento e os testes com a moeda, que devem durar até fevereiro de 2024.

De acordo com o Banco Central, na fase inicial os testes com a nova versão da moeda serão realizados em um ambiente simulado, não envolvendo transações ou valores reais. A plataforma escolhida foi a Hyperledger Besu.

Além do anúncio do início dos testes, o Banco Central informou que irá simular transações de compras e vendas de títulos públicos federais. A ideia dos testes é que cidadão possam comprar e vender títulos públicos para outros cidadãos, com ambos usando instituições financeiras diferentes.

Divulgação/Banco Central do Brasil

O BC promoveu também uma atualização nas diretrizes de funcionamento da moeda. Segundo o BC, das dez diretrizes iniciais definias em maio de 2021, quando o projeto foi iniciado, nove seguirão em vigência com algumas alterações.

Dentre as mudanças mais significativas, a exclusão da segunda diretriz, que previa o uso da moeda para pagamentos de varejo, foi o destaque da atualização. A proposta sobre o foco no varejo foi incorporada em outra diretriz.

Veja o cronograma de testes do Real Digital:

Cronograma Real Digital
Divulgação/Banco Central do Brasil

A partir de maio, o Banco Central informou que irá iniciar a incorporação de agentes financeiros nos testes do novo serviço. Já os testes com títulos públicos serão iniciados em fevereiro de 2024.

Ainda de acordo com o BC, caso os testes tenham êxito, no fim de 2024, a nova versão da moeda deve ser disponibilizada ao público.

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários