Capes terá 5,3 mil novas bolsas de pós-graduação, diz ministro

Segundo Camilo Santana, 3,2 mil cursos de pós-graduação vão receber as novas bolsas de estudos.| Foto: Twitter Camilo Santana/reprodução

Fonte: www.gazetadopovo.com.br

O ministro da Educação, Camilo Santana, disse na noite desta quinta (2) que a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) vai receber 5,3 mil novas bolsas de estudo para alunos de pós-graduação. O anúncio ocorreu em uma postagem no Twitter após reuniões realizadas ao longo do dia com secretários da pasta, presidentes de autarquias, Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e a própria Capes.

De acordo com Santana, as bolsas serão voltadas a 3,2 mil cursos de pós-graduação, dos seis mil existentes no país. “Ainda em março, o número de benefícios para bolsistas de mestrado e doutorado vai subir de 84,3 mil para 89,6 mil. Esse aumento no número de benefícios é resultado dos novos cálculos do modelo de concessão, que atualizamos em 2023”, disse sinalizando que a portaria deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias.

O anúncio de novas bolsas de pós-graduação ocorre duas semanas depois do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializar o reajuste de 40% nos valores da Capes. Durante o anúncio, Camilo Santana disse também que o ministério iria ampliar em 26% a oferta de bolsas de mestrado e doutorado.


0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários