Coleta da 2ª etapa do Censo Escolar 2022 terminará no dia 17/3

Foto: Arquivo/MEC

Nesta fase da pesquisa estatística, os gestores dos estabelecimentos de ensino devem declarar, no Sistema Educacenso, as informações referentes ao rendimento e ao movimento dos estudantes ao final do ano letivo de 2022

Fonte: www.gov.br

Terminará na próxima sexta-feira (17) a coleta de dados da segunda etapa do Censo Escolar 2022 – Situação do Aluno. Nessa fase da pesquisa estatística, os gestores dos estabelecimentos de ensino devem declarar, no Sistema Educacenso, as informações referentes ao rendimento e ao movimento dos estudantes ao final do ano letivo de 2022, desde que tenham sido declaradas na primeira etapa da pesquisa estatística – Matrícula Inicial. 

O rendimento do estudante consiste nas informações referentes à condição de aprovado ou reprovado. Já os dados sobre movimento englobam as seguintes situações: transferido, deixou de frequentar ou falecido. Dessa forma, todas as escolas do Brasil deverão preencher as informações sobre o alcance ou não dos requisitos de aproveitamento escolar e de frequência dos estudantes declarados na primeira etapa do Censo Escolar 2022. 
 
Os dados escolares coletados são utilizados como base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações educacionais realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Censo Escolar também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas. 

Resultados – o Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação e responsável pelos censos educacionais, divulgará os resultados preliminares da segunda etapa da pesquisa estatística no dia 4 de abril, no Sistema Educacenso. Os dados finais do Censo Escolar 2022 serão publicados em 19 de maio. 

Censo Escolar – principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação profissional. 

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários